Brasão da Câmara Municipal de Maranguape

História do Município

A Câmara Municipal de Maranguape iniciou sua história política no século XIX. Sua primeira legislatura iniciou em 31 de outubro de 1859, tendo como Vereador mais  votado, o Sr. Joaquim José de Sousa. Em meados deste mesmo século a Câmara Municipal de Maranguape passou a funcionar no prédio da prefeitura,situado na Rua Coronel Antônio Botelho S/N – Centro.

Nas décadas de 40, 50 e 60 as sessões foram realizadas na Rua Coronel Antônio Botelho, N° 89 / Altos,no prédio Vicentino. No ano de 1973,  as sessões foram realizadas na Rua Benjamim Constante,S/N – Centro, e funcionou o 1° período legislativo do referido ano, sendo que, a partir do 2° período legislativo,os trabalhos foram realizados na Rua Domingos Façanha S/N – Centro, até o ano de 1986. Em 1985, as sessões da Câmara passaram  a acontecer  em sua sede própria,  situada na Rua Mundica Paula,S/N, complexo administrativo Governador Virgílio Távora,Bloco III – Centro.

Um acontecimento marcante na história da política de Maranguape foi a promulgação da Lei Orgânica do município,em 05 de abril de 1990,na gestão do Presidente José Gadelha Júnior,tendo como constituintes os seguintes vereadores : Antônio Alexandro Monteiro Nunes Cordeiro,Ana Maria Sales Cirino,Antônio Pereira da Silva,Edmilson de Abreu,Enéas Ramos Geraldo,Francisco Lopes de Amorim,Josué Monteiro de Abreu,José Ivan Pontes,José Rogaciano Marçal de Oliveira,Mario Abreu Machado,Maria Zeneide Cavalcante dos Santos,Pedro Gilson de Oliveira Paula,Raimundo Nonato de Oliveira. Suplentes participantes : José Janduí Maia,Manoel Severo Barbosa,Raimundo Eliseu Pontes e Renato Mota Filho.

Em 23 de agosto de 2006, a lei orgânica do município de Maranguape,passou por uma revisão na administração do Presidente Raimundo Nonato de Oliveira.

No período de 08 de abril a 06 de maio de 2014,  por motivos de força maior,  as sessões da Câmara Municipal de Maranguape foram realizadas na CDL ( Câmara de Dirigentes Lojistas ) Rua Coronel Antônio Botelho,S/N – Centro. A partir de 09 de maio de 2014, as sessões da Câmara Municipal de Maranguape e toda sua administração passou a funcionar no Edifício Pátio Santa Fé,1°e 2° Andar, situado na Avenida Stênio gomes, N° 260,Bairro Parque Santa Fé.

Atualmente,  a Câmara Municipal de Maranguape é composta por 17 (dezessete) vereadores e seus trabalhos são realizados as terças e sextas – feiras, a partir das 09h30min, em obediência ao que prescreve a Lei Orgânica e o Regimento Interno da casa, divididos em 02 períodos ordinários.